30 de novembro de 2009

Os dogmas do casamento gay (4 de 6)

Dogma 4
Os argumentos contra o casamento gay só podem ser ou conservadores ou discriminatórios.


Contra-argumento
Claro que a igreja católica e grupos próximos dela, ciosos do casamento religioso heterossexual, são contra o casamento gay. Claro que uma religião cuja doutrina oficial manda aos fiéis heterossexuais ter compaixão pelos homossexuais e aos homossexuais observar a castidade só poderia ser contra o casamento gay.

O livro O Casamento Foi Sempre Gay e Nunca Triste, de José António Almeida, publicado este ano pela &etc, faz um bom resumo da questão.

Mas c
ontinuar a sublinhar isso é chover no molhado. E achar que a oposição ao casamento gay se fica por aí é redutor e incorrecto.

É útil aos defensores do casamento gay fingir que os detractores não-católicos não existem. Porque podem continuar a "vender" o casamento gay como uma causa moderna e vanguardista que faz um destemido combate contra o conservadorismo católico.

Bastaria citar a professora universitária americana Camille Paglia para se perceber que este dogma tem pés de barro:: "Uma visão de esquerda autêntica (como nos anos 60) iria desafiar todo o conceito do casamento", disse Paglia em entrevista à revista brasileira Cult.

À esquerda, dentro do movimento gay, dentro do feminismo, com base na Teoria Queer, também há adversários do casamento gay.

Sem comentários:

Enviar um comentário